Quem, Realmente, Escolhe as Cores do seu Closet?

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMO SÃO ESCOLHIDAS AS CORES DE CADA ESTAÇÃO? POR QUE E COMO ISSO ACONTECE? QUEM FAZ ESSAS ESCOLHAS? QUAIS SÃO AS APOSTAS DO MOMENTO?

Você se lembram daquela cena do filme O Diabo Veste Prada em que Miranda Priestly (personagem interpretada pela Meryl Streep) explica para a Andrea (papel desenvolvido pela Anne Hathaway) toda indústria envolvida na escolha do suéter azul calcinha que ela vestia?

diabo veste prada.gif

Então… Há um fundo de verdade nesta história.

Curiosidade!
Você sabia que a personagem da Meryl Steep foi inspirada na legendária editora de moda da Vogue América, Anna Wintour?

O longo caminho entre as passarelas e nossos closets

Muitas vezes não imaginamos a cadeia de produção envolvida na indústria da moda. Para cada peça de roupa produzida, uma indústria gigantesca é movimentada envolvendo, desde empresas que fabricam os fios que serão utilizados na tecelagem dos tecidos até um complexo processo de fabricação, logística e distribuição para disponibilizar as peças que vimos nas passarelas, no menor prazo possível, para nós, consumidores.

Tradicionalmente, esse é um processo longo que leva em torno de 6 meses. Você já reparou que os desfiles de moda ocorrem sempre uma estação antes do momento em que as coleções serão realmente usadas ? Por exemplo, há poucas semanas atrás ocorreram os desfiles do São Paulo Fashion Week 2016 com as peças que serão utilizadas no inverno de 2016. Isso acontece para que toda essa indústria consiga fabricar, transportar  e disponibilizar as peças de inverno nas lojas, quando o friozinho chegar.

cadeia de produçao moda

Como a previsão de cores impacta a indústria da moda?

Definidas as cores que vão rolar na estação, a indústria de componentes químicos usados no tingimento dos tecidos, por exemplo, consegue focar seus esforços e produção em algo certeiro.

Além de orientar todos os elos da cadeia de produção na indústria de moda, a previsão das cores também influencia as escolhas de designers e lojas de varejo. Isso acaba por reduzir os riscos de uma coleção não emplacar ou de uma loja ficar com estoques muito elevados de cores que não vendem.

Afinal, quem escolhe as cores do momento?

Existem diversas empresas especializadas em previsão de cores, além de departamentos dentro de grandes marcas que se dedicam apenas a isso.

A empresa mais famosa por realizar esse trabalho é a Pantone. Ela identificou o Rose Quartz como a cor do verão 2016, um tom bem discreto de rosa pastel, substituindo o Vermelho Marsala que bombou em 2015.

paleta de coresA Pantone também divulgou uma paleta de cores que em conjunto com o Rose Quartz deve dominar a cena em 2016.

De acordo com a Pantone, essa paleta foi escolhida com desejo de nos  desconectar da tecnologia, tendo como principal objetivo trazer a sensação de calma e tranquilidade.

Como essas escolhas acontecem?

Obviamente, essa escolha não é feita de maneira aleatória. São investidos milhões em pesquisas de moda e comportamento com objetivo de acertar qual será o desejo dos consumidores com alguns meses de antecedência. Alguns especialistas afirmam que essas pesquisas conseguem antecipar em até 2 anosas cores que irão bombar , mas na maioria dos casos isso ocorrem com antecedência de 1 ano a 6 meses.

Curiosidade!
Como todo tipo de previsão, há uma dose grande de subjetividade nessas escolhas. Reza a lenda que um seleto grupo de influenciadores composto por profissionais especializados em pesquisa de cor, designers e estilistas, que viajam o mundo em busca de tendências nas ruas de Paris, Milão, Nova York e Tokio, se encontra em Londres, secretamente, uma vez ao ano para bater o martelo nas próxima tendência.

Tirando essa aspecto quase que exotérico, esse processo funciona como uma profecia auto-realizadora. Por meio de pesquisas entre as marcas e estilistas, os pesquisadores conseguem identificar alguns padrões que se repetem. Uma vez divulgados os escolhidos, é do interesse de todos seguir esse caminho, porque como mencionamos acima, isso facilita o funcionamento de toda a indústria , o que acaba por fazer com que a previsão se confirme.

 Conclusão: Como isso nos afeta, Mulheres Reais?

O objetivo deste post foi compartilhar com Você as complexas e muitas implicações envolvidas nas tão divulgadas cores do momento. Entendo que essa seja uma forma de toda a indústria de moda trabalhar, que facilita muito as coisas, e, diga-se de passagem, faz muito sentido. Não se trata, como li em alguns lugares, de uma ditadura das grandes marcas que impõe as cores que Você deve usar.

Uma vez que eu entendi melhor como tudo isso funciona, e todos os interesses que estão por traz desse processo, me senti mais livre tanto para utilizar as cores enquanto elas me favorecem ou refletem meu estilo e personalidade, ou, então para descartar totalmente essa tendência, se ela não diz nada para mim. O poder está em nossas mãos.

E aí gatas, o que Vocês acharam desse guia?

logo juju gaspar